O Mínimo

R$  47,00

à vista no cartão de crédito

Selecione as opções antes de adicionar ao carrinho

Lançamos um café para um livro

Vendido e entregue por: The Coffee Trade

SKU:OM906154

Oi, eu sou o Brás Oscar, autor do livro e “co-autor” desse café. Você tem um minuto para uma historinha?

 

Eu sou jornalista e escritor, mas já fui barista, já tive uma cafeteria no Brasil e outra em Portugal e sou pesquisador da história do café. No início da colheita de 2024 do café eu lancei meu segundo livro – O Mínimo Sobre Café, pela Editora O Mínimo – sendo o 44º volume da coleção de livros de bolso que leva o mesmo nome da editora.

 

A ideia foi unir meu trabalho nas letras à minha experiência com a nossa bebida amada, e registrar num livro fácil de ler – 130 páginas, edição de bolso – e que assim como o nosso café, fosse fácil de beber, de degustar, mas também rico em detalhes.

 

No livro você vai encontrar as minhas investigações e especulações a respeito das lendas sobre as origens do café, a história desde o monopólio árabe do plantio, passando pelo período das colônias holandesas e francesas, a chegada e o desenvolvimento da cafeicultura no Brasil até o panorama atual. Eu também falo sobre como funciona o processamento, os vários tipos de classificação, a torra e a moagem, falo das espécies e cultivares de café, fazendo um roteiro do cafezal até a xícara.

 

Já nosso café, você vai encontrar o entusiasmo meu e do Thiago Trovo de quando tivemos a ideia de fazer um novo rótulo para a The Coffee Trade celebrar o lançamento do livro. A gente escolheu a dedo o produtor, a Fazenda Recreio, na região do Vale da Grama, uma área nobre na cafeicultura, que fica em São Paulo, na divisa com Minas Gerais.

 

O Thiago acompanhou tudo pessoalmente. Eu fiquei dando palpite sobre como deveria ser o perfil aromático e a torra. Queríamos algo com características que satisfizessem quem já ama e consome café especial, mas que também não assustasse o paladar de quem está chegando agora.

 

A gente que é velho de estrada ama um café diferentão, mas nosso O Mínimo é um café “bem café”. Ele tem notas de chocolate e caramelo bem pronunciadas porque deixamos a torra um tiquinho acima da torra média, e isso garantiu corpo à bebida, além de uma acidez bem balanceada. Mas ali também há detalhes pra ganhar o coração de quem já é escolado, como um dulçor que se apresenta já nas notas de amora e geléia de frutas e uma acidez tânica suave como de um bom vinho tinto novo.

 

Optamos pela variedade Arara e um processo cereja descascado com bastante mucilagem e, bem... se todos esses termos sobre processo, variedade, notas, acidez etc. ainda não são muito claros para você, fica frio; tá tudo bem explicado no meu livro.

 

É um baita cafezão, poderia se chamar “O Máximo”, mas vamos chamá-lo de O Mínimo mesmo, porque depois de ler o livro e provar nosso café, você não vai aceitar nada abaixo disso.

 

Com votos de bons cafés, bons trades e boa leitura,

 

Brás Oscar e Thiago Trovo.

Fale com seu Assessor
Fale com seu Assessor

The Coffee Trade

online

Olá, como posso ajudar?

envia ao whatsapp